domingo, 28 de outubro de 2012

Keep Calm And...

Calma, pipou! Meu inglês é véri bédi e se não fosse a little hand do Gugou Transleitor Tabajara eu não terminaria o post. Mas, ao término do segundo turno das eleições municipais aqui na terra brasilis não pegaria bem eu postar isso. Buuuuuuuuuut, nos EUA da América, who knows? Como eu vigio as estatísticas daqui do blog como um produtor de TV vigia a audiência do IBOPE, sei bem que depois (beeeem depois) do Brasil, o lugar com maiores visualizações desta página é os Estados Unidos. Então, porque não contribuir com essa oraçãozinha para o nobre povo estadunidense? Não, não sou daqueles americanófobos que adoram meter o pau nos ianques, muito pelo contrário: acho que deveríamos admirar mais o lado prático do povo americano, e adotar mais esta conduta em nosso dia-a-dia. Em termos de espiritualidades, cresceríamos a lot...
Da mesma forma, não vou abandonar a última flor do Lácio inculta e bela. Talvez crie um blog internacional, mas isso é assunto para depois. Mas, para meus pouco mais de mil pageviews made in USA, que esta pequena homenagem sirva para que o povo americano saiba, daqui a uma semana, o que é melhor para ele próprio.
From the deep of my heart! 

Pray For Choosing Good Candidates

Next week US will choose its next president. If I´d live there, I already have mine. But my opinion doens´t matter, what really matters it´s this first english post of this bilingual blogger: me, in order to collaborate for the american people choose better its representant for the next four years. In a free translation, here is the Pray for choosing Good Candidates (from the book "Minhas Orações", Masaharu Taniguchi, pg 159/160)

"It´s very important the election of people who will represent us in federal, state or city area. We should pray  to show the will of God in elections:

'O God, purify the thought of the people in order to make that this nation will be ruled by people that make Your will.

O God, guide all the people in order to collaborate united to the prosperity of this country.

O God, make that will be elected people that really understand You and be spokesmen of Your will in the management of people´s things.

(After these words, mentalize several times seeing the whole world full of Light:)

'The light of God´s Love lightens all over this country and peace reigns'

Well, I make my part! Good Luck, America!

Revelação Divina dos Sete Candeeiros

Sim, esta também é conhecida, trata-se da boa e velha RD que fica entre a Revelação Divina da Grande Harmonia e a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade. Na edição da Sutra 4 X 1 vocês a encontram facilmente na pg. 23:

"É chegada a hora. Agora todos os doentes podem se levantar. É chegada a hora em que a doença já não existe para ti. Há dois mil anos, Cristo curou doentes que se achavam à distância com apenas estas palavras: 'Seja-te feita conforme tua fé'; e é chegada a hora de esta Verdade ser revelada à humanidade toda. Volve os olhos para os fatos nos quais doentes, mesmo à distância, se curam com a simples leitura das Escrituras Seicho-No-Ie e conhecimento da Verdade. Surge, agora, a Seicho-No-Ie perante a humanidade como Sete Candeeiros que profetiza o Apocalipse. Aquele que recebe a Luz da Verdade através destes Candeeiros aniquila os três males - pecado, doença e morte - que têm torturado a humanidade desde a sua expulsão do jardim do Éden citada no Gênesis. Quando se aproxima a Luz, desaparecem as trevas. Quando se aproxima a Verdade, extinguem-se as ilusões. Extintas as ilusões, desaparecem seus frutos: pecado, doença e morte. Recebe minha Luz sem duvidar. Sou Aquele que acende a luz nos Sete Candeeiros."

(Revelação Divina de 15 de janeiro de 1931)

Convite Para Um Mundo Ideal - O Grande Oceano de Deus

Pg.: 39

"Se você se sente solitário, pense que está na companhia de Deus. Se você se sente aflito, pense que Deus o livrará completamente do problema. Se a sua mente estiver em conexão direta com Deus, tudo será absorvido e purificado pelo 'infinito' que é Deus, e no seu coração não restará nenhuma insegurança ou raiva. Quando a sua mente se acalmar e sentir-se em paz, tornando-se assim o grande oceano de Deus, seu dom será ainda mais brilhante, seu amor abrangerá toda a família, os parentes, amigos e conhecidos, e você passará a ser alvo de confiança e elogios de todas as pessoas".

Ótimo, o amável leitor dirá, acalme-se e entregue tudo a Deus. Como fazer isso se sou um ansioso crônico?
Para isso, a resposta de outro ansioso crônico: este que vos tecla.
E este que vos tecla sabe o que é isso, pois é advogado, e lida com entrega de prazos quase que diariamente, sem contar aqueles casos mais cabeludos, etc e tal que o tal do Código de Processo Civil nos pune implacavelmente se o apresentarmos um dia após o prazo (ou mesmo os nossos superiores, por uma justificável cautela, nos admoesta se apresentamos NO prazo...)
Assim, como encontrar a paz de espírito nestes tempos bicudos?
Simples: entregue sua mente e seus problemas a Deus.
Acho que melhor resposta a esta questão não tem senão a que JC, o bom (também conhecido como Jesus Cristo) no Sermão da Montanha: Ele foi de uma praticidade sensacional e sem qualquer apelação ao nos chamar para a realidade dizendo: "Quem de vós acrescentará algo às suas vidas por estar ansioso?". Em outras palavras: se estressar, pra quê? Vai adiantar? Se adiantar, me avise...
Essa eu acho que foi do Dalai Lama ou de algum mestre budista: Se a coisa tem jeito, fique calmo. Se não tem jeito, por que perder a calma? A vaca já rumou ao brejo mesmo. O que não tem solução, solucionado está.
E fim de papo!


Da Centésima Sétima Palestra

Sim, senhores, ontem, depois de um curto período sem palestras, proferi minha centésima sétima. Na realidade, tratou-se de aulas de módulo, o que dá quase no mesmo, e eu conto como se fosse atividade mesmo. Resumamos o nosso trabalho ontem:
1a aula: Módulo 3: Correção dos exercícios da Unidade F: Bom nível de acertos.
2a aula: Módulo 1: Gratidão aos Pais: A necessidade de termos gratidão aos nossos pais salpicado de relatos de experiência (sim, eu bem sei que isso não é o mais adequado numa aula de módulos, mas fiz isso para comprovar a universalidade de dois fenômenos: a universalidade de tal prática no mundo inteiro bem como o que ocorre com a pessoa quando tal gratidão inexiste). Ah, sim, e forte recomendação à leitura de Buscando o Amor dos Pais bem como o prefácio de A Humanidade É Isenta de Pecado...
3a aula: Módulo 2: As Sete Declarações Iluminadoras da Seicho-No-Ie parte 2: Na realidade, da quinta à sétima Declaração. Estudo curto, mas eficiente. E uma boa sugestão de estudo aqui no blog num futuro não muito remoto, talvez até 2013...
4a aula: Descanso.
5a aula: Módulo 3: A Paz Mundial e o Consumo de Carne: senhores alunos, podem ser carnívoros, pero no mucho. Leiam váááárias vezes "Primeiro Passo para a Paz" até o ano que vem, é livro quase obrigatório para quem quer passar para preletor. Ah, e para entenderem um pouco mais do tema, recomendo também "Mente, Alimentação e Fisionomia". No final, não me aguentei ao receber o convite para um churrasco para obtenção de fundos para um núcleo. Se quiserem ir, me peçam o endereço nos comentários!

Revelações Divinas - A Refeição Na Seicho-No-Ie

Continuamos com a transcrição das Revelações Divinas, desta vez com A Refeição Na Seicho-No-Ie, a primeira com data certa. E, sim, você já viu esta RD antes, está no nosso livreto do Shinsokan às pgs. 40-41. Nas Revelações Divinas, ela se encontra às pgs. 125-126, confiram:

"Na Bíblia consta que antes de apresentarmos oferendas ao alter, precisamos nos reconciliar com os nossos irmãos. Quando formos tomar as nossas refeições, também devemos proceder da mesma forma.
Isto porque a refeição é uma cerimônia sumamente solene na qual se sagra a oferenda a Deus do teu interior. Ao te servires da primeira porção, toma-a pensando que ela é uma oferenda para obteres o perdão de Deus para os involuntários pecados de, até agora, teres sentido ódio ou cólera em relação ao semelhante. Ao te servires da segunda porção, toma-a pensando que ela é uma oferenda para que sejam por Deus perdoados todos os pecados das outras pessoas. Ao te servires da terceira porção, toma-a pensando que ela é uma oferenda para que não voltes a cometer o pecado de odiar ou encolerizar-te em relação ao próximo. E, ao teres em mãos um líquido a ingerir, toma-o pensando que, por meio deste ato simbólico, os pecados de todas as pessoas são lavados e eliminados de tua mente.
O doente a quem foi ministrado remédio, deve dividi-lo em quatro partes e tomá-lo com a mesma mentalização. Com certeza, se restabelecerá rapidamente. Perdoemos os pecados de todas as outras pessoas para que também os nossos pecados sejam perdoados pela Grande Vida que é Deus. Se fecharmos a nossa mente, não perdoando aos nossos semelhantes, também a força curadora da Grande Vida cessará e não poderá fluir para o nosso interior."

(Revelação Divina de 04 de novembro de 1930)

Convite Para Um Mundo Ideal - Você É Grandioso

Pg. 38:

"Para que você seja verdadeiramente feliz, precisa, em primeiro lugar, estar convicto da própria grandiosidade. Talvez seja fisicamente imperfeito e não tenha manifestado o seu dom suficientemente. Ainda assim, dentro de você foram depositadas integralmente as maravilhosas qualidades de 'filhos de Deus'. Como prova disso, você reconhece o valor das grandes personalidades. Quando ouve músicas maravilhosas, sente-se emocionado. Ao se deparar com uma execução musical extraordinária, elogia-a, dizendo: 'Parece uma obra divina. Estou muito aquém disso'. Você é capaz de pensar assim porque possui uma força grandiosa. Cães ou gatos não pensam assim. Por isso, você não deve desprezar a si próprio diante de coisas grandiosas. Deve, pelo contrário, descobrir a grandeza peculiar que existe em você e fazer com que ela cresça e se exteriorize."

Dentro da literatura SNI a prova da grandeza do homem se encontra dentro da capacidade dele de se admirar da grandeza alheia. Da mesma forma que o Mestre fala, no volume 23 da Verdade da Vida e em outras obras (acho que Mistérios da Vida) que o ateísmo é um fenômeno que se reveste somente na teoria, uma teoria bem frágil ao primeiro sinal de despertar da pequenez fenomênica humana. Analisem com cuidado o que escrevi: pequenez FENOMÊNICA humana. Porque eu, você, amável leitor que se dedica a ler estas páginas e toda a torcida do Flamengo que comemora de forma justa seu dia hoje, todos nós sabemos dois pontos fundamentais a respeito de nós mesmos:

1) Nós temos uma potencialidade enorme a ser explorada dentro de nós;
2) Por preguiça, falta de fé em si mesmo, desconhecimento ou, mesmo que tenha ciência desta potencialidade, qualquer outra desculpa esfarrapada, não exploramos a grandiosidade divina dentro de nós.

O que fazer frente a isso? A resposta é simples: começa com PRÁ e o resto com TICA. Fazendo isso incessantemente despertaremos a potencialidade infinita dentro de nós. E o resto, bem, o resto, as that old Rabbi said..."

domingo, 21 de outubro de 2012

Revelação Divina da Educação Infantil

Comecemos a transcrição das Revelações Divinas começando pela única que não tem data. Foi-nos passado hoje que provavelmente ela foi recebida após 1945. Vamos lá?

"Muitas mães se preocupam demasiadamente com seus filhos e, consequentemente, lhes transmitem vibrações mentais negativas, prejudicando-lhes a saúde e o destino. Algumas mães são tão apreensivas que não conseguem deixar seus filhos fora do alcance de sua vista, mesmo que por um momento. Elas imaginam cenas em que seus filhos estão tropeçando e caindo, sendo atropelados por um automóvel, afogando-se no mar etc. Por que não podem proceder de outra maneira? Elas se inquietam dessa maneira porque consideram suas crianças como filhos dos homens em vez de considerá-los filhos de Deus. Os filho de Deus são criados por Deus, e os filhos dos homens são criados pelo homem. Quem pensa que seus filhos são filhos dos homens terá de viver preocupado a vida toda para criá-los. Porém, quem os considera filhos de Deus respeita-os e cuida deles com todo o zelo, mas sem preocupação alguma, pois sabe que Deus os está protegendo. Se alguém pensa que pode manter seus filhos vivos por meio de sua força humana, tente ficar velando por eles dia e noite sem dormir. Certamente não o conseguirá. É a força de Deus que faz as crianças viverem, mesmo enquanto os pais dormem."

Convite Para Um Mundo Ideal - Viver Em Busca De Luz

"Caminhe por uma estrada de luz. Mesmo em dias sombrios, com o céu encoberto por densas e escuras nuvens, acima das nuvens o Sol continua existindo. E o Sol voltará a iluminar, sem falta. Tenhamos isto sempre em mente e caminhemos buscando a luz! Quando voltamos os nossos olhos em direção à luz e buscamos na vida somente os lugares onde o Sol brilha, a luz surgirá. Isso é como os amantes de antiguidades encontrarem muitos antiquários, e os apreciadores de câmeras fotográficas encontrarem, em todo lugar, lojas de produtos fotográficos. Busque somente o belo, o bem e as qualidades maravilhosas das pessoas, e caminhe por uma estrada de luz. Infalivelmente surgirá diante de você um mundo belo, tal qual buscou."

Vamos lá então. Caminhar por uma estrada de luz. Fácil, difícil, o que acham? Veja bem...
Proponho uma experiência. Vamos imaginar que estamos prontos para voltar ao mundo carnal, talvez momentos antes da nossa concepção. Provavelmente lá estará alguém para recapitular tudo o que viveremos e passaremos neste mundo: quais serão nossas alegrias, nossas tristezas, o que devemos fazer para superar, etc e tal. E mesmo assim, ainda vamos dizer: "Sim, eu quero isso para mim. Assumo e aceito o que virá para mim e farei de tudo para amenizar as inevitáveis dores e tristezas..."
Agora voltemos ao aqui-e-agora. Como estamos com o nosso compromisso assumido momentos antes de ganharmos nosso corpo carnal? Ah, bom? Ah, ruim? Ah, o que fazer então?
Vocês perguntem o que devem fazer? Não, não vou dar a resposta.
Ao invés disso, vou pedir para que releiem o texto acima do professor Seicho. A resposta está lá.

Alguém Pode Me Explicar?

Bem amigos do Mundo da Imagem Verdadeira! Tenho algo para relatar-vos, e nem sei se posso considerar isso Relato de Experiência ou não, mas, como diria Machado de Assis (pra mim o Maior Brasileiro de Todos os Tempos), escutai, a anedota é curta...
Passei este último fim de semana no Catete no Curso para Preletores e Líderes de Iluminação (eu ainda estou na segunda catiguria), por isso a ausência de posts nestes dois dias, justo quando eu iria começar meu mais novo serviço de utilidade pública e transcrever as Revelações Divinas para vosotros... aí...
Cheguei em casa, dei a devida atenção a minha solitária sinhoura, liguei para minha mãe e depois liguei para meu pai lá no Sul. E aí se deu o insuspeito fato...
Ele me atendeu, em vez do comuníssimo "alô", dizendo "Tudo que verdadeiramente existe são somente Deus e o que vem de Deus..." narrando até chegar ao final do capítulo Pecado, quando só aí voltou a falar comigo normalmente (imaginem a cena se vocês atendessem um telefone com a gravação da sutra neste ponto até o final do capítulo. Imaginaram? Pois é...)
Aí, conversa vai conversa vem, ele me disse que estava até vendo o jogo do Atlético e Fluminense, com lances do Melhor do Mundo (modesto apelido do Flamengo) e São Paulo, quando ele me larga a seguinte pérola: "mas sabe, aí eu parei para fazer a sutra, porque você sabe, sutra e futebol não combinam...".
Mais um susto, pois.
Aí nos despedimos quando ele largou a última do dia: "mas, você sabe, para mim o trecho que resume tudo é 'Deus, ao criar todas as coisas..." até chegar a "cria unicamente com a Mente' (pontuando, sílaba por sílaba, a "Mente").
"Ah", dirão vocês, "Líder de Iluminação de pouca fé, o que há de errado nisso?" Nada, absolutamente nada, fora o fato de papai ser católico, apostólico, romano (cearense de Groaíras), e entusiasta praticante, daqueles que vão à Missa todo santo domingo às nove da manhã cantar, ler a primeira ou a segunda leitura e coletar o dízimo junto aos fiéis da bela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Soledade (sei disso porque eu também fazia quando por lá morava).
E tudo isso quando acabara de voltar de um Curso para Preletores...
Aí, quando eu digo para vocês que se eu sou Seicho-No-Ie hoje por causa da Ximenada, o povo não acredita...
E confesso que às vezes, nem eu...

domingo, 14 de outubro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - Procurando Tesouros ou Epitáfio

Pg. 36:

"Você não deve se importar tanto com coisas insignificantes. Há pessoas que sofrem de neurose por ter gravado na mente uma pequena chacota de um colega. Mesmo quanto aos aspectos físicos, há pessoas que se preocupam excessivamente com algum defeito e levam uma vida triste, sentindo-se péssimas apesar de os outros nem se importarem tanto com isso. Não importa que tipo de defeito tenham, as pessoas cujo coração é gentil e alegre são sempre amadas e respeitadas por todos. A vida é como a 'caça a tesouros': é preciso procurar os aspectos valiosos das pessoas e de si mesmo, e não os defeitos. Só depende de você fazer da sua vida uma 'caça a tesouros' ou 'caça a quinquilharias'."

Ao terminar este trecho, não pude deixar de me lembrar do trecho de "Epitáfio" dos Titãs: "me importado menos, com problemas pequenos...". É isso que o texto fala: nos preocuparmos com o que realmente importa nessa vida: priorizar o que deve ser priorizado, e pouco se importar com o resto das coisas. Sim, eu reconheço que é difícil, mas uma boa dica para isso é pensar se o assunto terá alguma relevância a longo prazo, digamos, daqui a um ano. A maioria dos meus problemas no trabalho, por exemplo, não resiste a este filtro.
O professor Seicho fala de "pequenas chacotas" também, o que esta mania politicamente correta resolveu renomear de bullying. Não sei se as chacotas de hoje são piores ou melhores do que as da minha época, creio eu que não, mas, mesmo assim, esta excessiva sensibilidade acho que não agradaria tanto o Mestre, por se valorizar tanto o materialismo e a valorização do corpo carnal. Até novos termos foram criados para não ferir suscetibilidades, como se um filho de Deus realmente as tivesse... Querem exemplos? Negro virou afro-americano (e branco seria cáucaso-americano? Origem por origem...), favela virou comunidade e por aí vai. Tem outros exemplos que não posso acreditar que sejam verdade, como anão é igual a prejudicado verticalmente...
Chacotas a parte, o que o prof. Seicho nos exorta é o seguinte: preocupemo-nos com o que realmente interessa em nossa vida, o resto é detalhe. Para maiores detalhes, favor ver o vídeo abaixo, dicas interessantes vão surgir para você caçar o seu tesouro:


E lembrem-se: o acaso é um dos pseudônimos preferidos de Deus. Quem tiver ouvidos, que ouça!

Cronologia das Revelações Divinas

Vamos lá então, para a cronologia das Revelações Divinas. Os números entre parênteses indicam a página que consta no livrinho...
Como falei no post anterior, uma RD está sem data, é a Revelação Divina da Educação Infantil, na página 123. As demais são:

1 - A Refeição Na Seicho-No-Ie: 04.11.1930 (125)
2 - Revelação Divina dos Sete Candeeiros: 15.01.1931 (16)
3 - Revelação Divina da Identidade de Todas as Religiões na sua Essência: 05.04.1931 (18)
4 - Revelação Divina do Novo Céu e da Nova Terra: noite de 06.06.1931 (22)
5 - Revelação Divina da Lei Mental e do Caminho da Paz: 30.05.1931 (26)
6 - Revelação Divina do Retorno ao Mundo Espiritual: 26.06.1931 (31)
7 - Ensinamento sobre a Vida e a Morte: 05.09.1931 (35)
8 - Revelação Divina da Grande Harmonia: noite de 27.09.1931 (13)
9 - Revelação Divina do Juízo Final: manhã de 28.09.1931 (37)
10 - Revelação Divina sobre o Viver Religioso: 05.12.1931 (39)
11 - Revelação Divina sobre "Palavra É Imagem Verdadeira": 11.01.1932 (44)
12 - Revelação Divina da Unidade entre Eu e o Outro: 04.02.1932 (48)
13 - Revelação Divina sobre Busca da Verdade e Salvação da Humanidade: 09.02.1932 (52)
14 - Revelação Divina da Academia da Vida: 14.03.1932 (55)
15 - Revelação Divina sobre Cumprimento da Missão:  15.03.1932 (59)
16 - Revelação Divina da Forma Perfeita, sem Forma e Todas as Formas: 10.04.1932 (61)
17 - Revelação Divina da Provisão Infinita: 05.05.1932 (64)
18 - Revelação Divina da Concretização do Mundo Ideal, Celestial e Eterno: 27.05.1932 (68)
19 - Revelação Divina do Ensinamento que Abrange todas as Religiões: 07.07.1932 (77)
20 - Revelação Divina da Confissão: 12.08.1932 (81)
21 - Revelação Divina do Corpo Diamantino da Imagem Verdadeira: 02.09.1932 (86)
22 - Revelação Divina sobre Felicidade Eterna e Inexistência da Doença: 10.11.1932 (92)
23 - Revelação Divina sobre o Ser que transcende o Nascimento e a Morte: 25.11.1932 (95)
24 - Revelação Divina das Flores da Ameixeira: 06.01.1933 (99)
25 - Revelação Divina da Circulação Natural: 25.01.1933 (104)
26 - Revelação Divina da Convicção de Ser o Supremo: 16.03.1933 (109)
27 - Revelação Divina sobre a Fé Verdadeira: 05.08.1933 (114)
28 - Revelação Divina da Evolução Espiritual: 15.09.1933 (119)
29 - Revelação Divina do Pós-Guerra: madrugada de 27.11.1945 (127)
30 - Revelação Divina da Manifestação da Imagem Verdadeira do Japão: madrugada de 28.12.1945 (132)
31 - Revelação Divina da Identificação entre o Governante e o Povo: meia-noite de 28.12 (1945?) (137)
32 - Revelação Divina do País da Grande Harmonia: 06.01.1946 (141)

Revelações Divinas

E a Seicho-No-Ie lança mais um livro no mercado, "Revelações Divinas", com potencial não só para se tornar best-seller como também um daqueles livros obrigatórios em toda biblioteca SNI que se preze. E isso  porque neste pequeno livro estão compiladas as 33 RD´s de que se tem notícia, o que a coloca, em pé de igualdade, com a nossa famosa Sutra Sagrada 4 X 1, por exemplo...
No entanto - e aqui é necessária a ressalva - temos que ter em mente o seguinte: algumas destas RD´s se referem a situações fenomênicas, em especial, o final da Segunda Guerra Mundial. Pausa para um breve relato histórico...
Quem aqui não faltou às aulas de história sabe que o Japão, juntamente com a Alemanha e a Itália, participaram do Eixo, ou seja, o lado inimigo dos Aliados, na Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. E a SNI, à época, se envolveu neste conflito ao lado do Japão, o que seria até certo ponto natural. No entanto, a derrota do Japão trouxe também uma séria reforma ideológica para o povo japonês, que viu seu Imperador Hirohito simplesmente... abdicar de sua condição divina (isso mesmo, ele era considerado Deus!) para tornar-se - pasmem vocês! - humano. Aula de História encerrada.
E algumas destas RD´s acompanharam esta virada ideológica brusca para o povo japonês, sem contar que muitas delas sequer dizem respeito a algum povo ocidental, somente ao povo japonês. Aí pergunto aos amigos: devemos deixá-las esquecidas então? Acho que não, podemos colher várias informações muito interessantes sobre elas, principalmente sobre a Teologia (sim, com "t" maiúsculo) da Seicho-No-Ie.
Quando o adepto comum ouve em Revelação Divina, a primeira que vem à cabeça é a da Grande Harmonia, a que, em minha modesta opinião a qual tenho muito respeito, em termos de espiritualidade não deve nada a outros textos espirituais da humanidade. O download do divino (achei um barato esta expressão, li não me lembro onde...) que o Mestre fez naquela memorável noite de 27 de setembro de 1931  poucas vezes deve ter sido repetido. Mas ele é apenas um em 33, mas o livrinho abre justamente com ela, certamente por ser a mais famosa.
Só me ressinto de uma pequena falha, a de não haver nenhum texto introdutório que trate do significado destas Revelações Divinas. Mas esta ausência apenas ressalta, a meu ver, o caráter de livro texto sagrado que a posteridade fatalmente a fará ter, afinal, a própria Sutra não veio com prefácio ou manual de instruções...
Bom, nos próximos posts deverei transcrever algumas, senão todas, RD´s. Mas, diferentemente do que está no livrinho, farei na ordem cronológica, com as datas aqui presentes. Uma RD está sem data, mas pelo contexto histórico em que foi escritas, podemos imaginar mais ou menos a época...

Convite Para Um Mundo Ideal - Buscar O Ilimitado A Partir Do Nada

Pg. 35:

"Quando chega o verão, sentimos profundamente o quanto é intensa a energia solar. As telhas esquentam e a areia queima sob os ardentes raios solares o dia todo. Estes raios incidem sobre um terço de terra firme e dois terços de oceanos do nosso planeta, razão pela qual é tolice lamentar a falta de energia sem aproveitar tais raios. Além disso, se extrairmos o hidrogênio contido nos oceanos do mundo todo, a energia será ilimitada. A humanidade deve, a partir de agora, obter energia do Sol e das águas. Para isso, será também necessário orarmos para tornar nossa a sabedoria de Kami, Tanto a força como a energia existem em abundância, mas, se as deixarmos abandonadas, equivalem a nada. Gostaria que você também se envolvesse nesse grandioso trabalho de extrair o inesgotável a partir do nada."

"Extrair o inesgotável a partir do nada" - muito embora esteja em contexto ecológico, se aplicássemos este lema em outras áreas de nossa vida, como ela se modificaria? Sim, senhores, shinsokar é preciso! Através do Shinsokan podemos extrair esse inesgotável a partir do aparente nada, inclusive em termos ecológicos, como bem ensina o nosso bom Prof. Seicho, com o uso correto das energias renováveis, limpas, que nada mais seriam do que um reflexo do nosso uso de energias renováveis e limpas que seriam... a nossa energia mental!
E, semelhantemente à energia solar, quantas vezes recebemos essas dádivas em nossa vida e sequer damos atenção a ela; ao contrário, chafurdamos no sombrio vale das lamentações e cegueiras voluntárias e/ou habituais... pensem nisso!

Convite Para Um Mundo Ideal - Agradeçamos Ao Vento E Á Chuva

Pg. 34:

"Ventos fortes trazem benefícios. São como aspirador que limpa o planeta. Eles retiram toda a fumaça e o ar impuro e reduzem a diferença de temperatura entre a atmosfera e a terra. Podemos também gerar energia elétrica instalando um gerador eólico. Vamos agradecer aos ventos fortes, tempestades e tufões! Quando agradecemos às coisas e nos harmonizamos com elas, tais coisas deixam de nos prejudicar. Pelo contrário, passam a nos proporcionar 'benefícios' inesperados. Por isso, agradeçamos à chuva, ao vento e aos tufões! Sintamos a infinita força de Deus na abundante energia que está no recôndito deles! Vamos nos entregar às suas carícias e extrair deles a vitalidade de Deus! As pessoas não nascem para viver em zonas de calmaria ou em regiões desérticas"

Muito bom este trecho, não acham? Pois é, eu também achei, em especial a última frase: nós não nascemos para viver isolados ou em zonas de conforto. Nós viemos aqui, em última análise, para manifestar Deus. Sabe-se lá o que significa isso? Somos representantes do Cara aqui na terra! Todos nós! E isso nos dá uma grande responsabilidade...mas, voltando ao texto...
Ele nos evoca uma visão das coisas que, em absolutamente, não combina com Deus: a visão de que o céu, ou o paraíso, ou o nirvana, ou o Flamengo campeão mundial, ou seja, uma vida perfeita seria calma. Longe disso, muito longe disso. Mas também não significa uma vida cheia de problemas. Uma vida realmente divina, no melhor sentido da palavra, é uma vida de eterna criação, de eterno trabalhar.
Ah, tem alguém aí com complexo de Sísifo? Não se trata de Sísifo, que rola uma pedra até chegar ao topo para depois cair e voltar a rolá-la, inutilmente. É uma vida em constante atividade. Mas aí decorre outro pequeno probleminha: a visão que nós temos disso. Ah, humanidade...
Nós viemos aqui para trabalhar, para, nos dizeres de Raul Seixas em "Ouro de Tolo", "contribuir com nossa parte pro belo quadro social...", usando o que temos de melhor, o nosso talento, o que Deus nos deu!
Isso mesmo, neófitos, aprendam: não é à toa que a melhor parábola de Jesus Cristo, na minha humilde opinião, é a dos talentos! Essa sim encerra grandes verdades! Só crescemos quando praticamos, quando exercitamos, quando vivemos. Nunca se esqueçam disso!

sábado, 13 de outubro de 2012

Da Centésima Sexta Palestra

E, no dia 7 de outubro, dia seguinte, ministrei minha centésima sexta palestra, no Domingo da Seicho-No-Ie, sobre o seu, o meu, o nosso Shinsokan. Depois fiz uma prática de Shinsokan em que fiz a Oração Para Eleger Bons Candidatos (sim, era o dia da eleição, lembram-se?). Foi proveitoso também, e minha responsabilidade era maior ainda porque na plateia estava o Seu Cléber, a quem eu tenho um respeito e um temor quase reverenciais... além dele ter sido nosso supervisor por nove anos, foi ele quem celebrou meu casamento... tremi na base mas entreguei para Deus. Nessa hora, eu tiro o corpo fora e entrego toda a responsabilidade para Ele, ou seja, o que acontecer, a culpa será sempre dEle, de Deus, seja para o bem, seja para o bem. Eu que não me meto com Deus, Ele sabe o que é melhor...

Da Centésima Quinta Palestra

Bom, continuando meu sacerdócio, no último dia 6 de outubro ministrei minha centésima quinta palestra, nos Jovens. Na realidade, o tema seria "Os Sofrimentos e a Alegria da Juventude", baseado no vol. 1 do Ensinamento da Verdade para Jovens... mas, porém, todavia, contudo, me solicitaram gentilmente para que eu trocasse a reunião para uma Cerimônia aos Antepassados.
E cerimoniei. Foi tranquilo, e melhor ainda porque apareceu uma menina, em seicho-no-iês "gente-de-primeira-vez" e pude fazer uma breve introdução ao que vem a ser a Seicho-No-Ie, e, depois, a Cerimônia propriamente dita...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - Para Amar

Pg. 33: 

"Amar alguém não significa rejeitar as demais pessoas. Quem age assim, com certeza, será infeliz. Isso equivaleria a preservar somente a árvore amada, derrubando todas as demais ao seu redor, com o que a árvore de sua preferência seria a única. Da mesma forma, quem ama o Japão não deve rejeitar ou desprezar os países estrangeiros. Se o Japão se tornar uma nação solitária, seu destino será a ruína. Uma árvore solitária acabará podada e, mesmo permanecendo de pé, logo será atacada por pragas. Os seres vivos não podem perpetuar a sua existência sem se ajudar e se apoiar uns aos outros"

Muito interessante este breve capítulo. Quantas vezes agimos exatamente o contrário do que o prof. Seicho nos exorta a fazer? Achei interessante também o trecho em que ele fala das nações: por eu gostar de ser brasileiro, vou menosprezar o americano, o japonês, o alemão? Ou pior, o contrário: por eu acreditar ser pior que o americano, japonês ou o alemão, vou eu menosprezar minha condição de brasileiro?
A resposta a estas duas questões é só uma: não. O fato de você nascer num determinado país não te faz melhor nem pior que ninguém; ao contrário, é o melhor lugar existente para você cumprir sua missão da forma mais digna possível. Além do que, como digo em palestras, a nossa verdadeira nacionalidade pertence ao Mundo da Imagem Verdadeira, e o que vivemos aqui são, apenas e tão somente, experiências fenomênicas de brasileiros, alemães e eticéteras...
"Então, meu caro Líder da Iluminação, isso significa que lá no MIV (Mundo da Imagem Verdadeira) o Brasil não existe? Então por que cargas d´água rezamos a Oração para a Manifestação da Imagem Verdadeira?", podem me perguntar alguns. E eu respondo:
No MIV os países existem, e por isso rezamos para a sua manifestação no plano fenomênico. No entanto, nosso espírito é apátrida: hoje posso ser brasileiro, amanhã grego, ontem trácio e assim por diante. Os desígnios divinos é que moldam a nossa nacionalidade. Mas, uma vez nacional, honre sua pátria como se fosse honrar seus pais. Aliás, esta é a primeira da série de gratidões que consta na RDGH: "Agradece à Pátria". Nunca percamos isso de vista. E honrar a Pátria, em última análise, significa torná-la um lugar melhor por ocasião de seu retorno ao mundo espiritual, que é a nossa verdadeira pátria...

Vamos Deixar de Preguiça...

... e postar neste blog logo de uma vez? Já se passou praticamente meio mês sem nem um oi para o amável leitor, e justo no melhor dos meses, outubro, quando este humilde blogueiro e sua não menos humilde sinhoura completam mais uma primavera (eu anteontem, ela ontem; esperamos os parabéns e votos de saúde-prosperidade-e-tudo-de-bom nos comentários...)
Temos mais uma obra lançada pela Seicho-No-Ie, interessantíssima, que em breve compartilharei convosco: "Revelações Divinas", com todas as 33 RD´s devidamente compiladas e traduzidas para a última flor do Lácio, também conhecido como língua portuguesa (perguntem ao Olavo Bilac o porquê). Vai ser usada no Curso Para Preletores, semana que vem... já dei uma discreta olhada e vi que temos muita coisa interessante e muita matéria a ser discutida. Se somente a Revelação Divina da Grande Harmonia rendeu aproximadamente quarenta páginas (quarenta páginas para discutir vinte e oito frases...) o que esperar do resto? Aguardem e confiem...
Ah, e sobre o dia das crianças? Parabéns para todas que moram ainda dentro de vocês!
Vamos trabalhar então? Próximo post, por gentileza?