sexta-feira, 17 de junho de 2011

14 - Mas, Para Aquele Que Crê Em Mim, Digo: "Senta-te Em Silêncio, Concentra Em Mim A Tua Mente E Confia Em Mim"

Poucas frases nessa RD sintetizam tão perfeitamente a essência de uma oração e de uma entrega pessoal como esta. "Mas, para aquele que crê em Mim", ou seja, para quem se despe de toda a vaidade, para quem, no sentido muçulmano do termo, se submete a Deus, Ele mostra os três passos de uma oração. Vejamo-las:
1 - "Senta-te em silêncio": Lembram das admoestações de Cristo no Sermão da Montanha? "Vai ao teu quarto em segredo e peça a Deus"? Pois é, é mais ou menos por aí...
2 - "Concentra em Mim a tua mente": Qual a diferença entre o Shinsokan e as demais orações? Todo adepto tem de saber isso de cor e salteado, mas para os neófitos, desde já adianto: enquanto as orações comuns se prestam a pedir algo a Deus, no Shinsokan se contempla (ou se concentra a mente) em Deus. Contemplamos e agradecemos. É essa, em suma, a essência da oração.
3 - "Confia em Mim": Esta é a parte mais difícil. Confiar. Crer. Acreditar. Porque insistimos que Deus é quem deve Se ajustar à nossa sabedoria, e não o contrário. Como vi num filme ou num livro, não lembro bem onde, "let God be God", ou seja, "deixe Deus ser Deus". E o resto vamos seguindo conforme o plano que Ele nos traçou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário