domingo, 30 de maio de 2010

The End

E assim terminamos nosso mandato como presidente de AL: fazendo um discurso no final da palestra, agradecendo a cada um que participou ou que testemunhou nosso mandato e desejando todo o sucesso para ele. O ponto alto, acredito, foi quando (e esta é a surpresa que falei no post anterior) lhe presenteei com o livro "A Luz Avança Transpondo Fronteiras", do professor Miyoshi Matsuda, desejando que ele seguisse o exemplo do professor. Consegui até arrancar lágrimas dele!
Bom, finda uma etapa da minha vida, vamos partir para outros desafios...

É Hoje!

É hoje o dia! Devo sorrir ou chorar? É hoje. Hoje me despeço da Associação de Jovens, onde permaneci por quatro anos. Associação de Jovens, pela idade que tenho, só na próxima encarnação, se Deus me conceder a ventura de (re)conhecer Seicho-No-Ie antes dos trinta... daqui a pouco vou repetir o ritual pela última vez: quando o relógio apontar 16 horas (agora são 14:04) saio daqui, vou ao banheiro, me barbeio, tomo banho, me visto, lancho e pego o 30 pela enésima e última vez. Até lá já deve ter passado um pouco das 17 horas, cinco da tarde, o domingo começa a se despedir dos outonais raios de sol em mais um belo fim de tarde (pelo menos é o que dizem que o outono tem de melhor...).
Vou chegar na Associação. Lá, mui provavelmente, Seu Rocha estará conversando alguma amenidade com Carlos Victor. Também conversarei amenidades até que, aproximadamente quinze minutos depois minha augusta noiva aparece no recinto e, enquanto ela faz pela última vez aquilo que o Seu Rocha qualifica como "o melhor café da Regional", parto, pela enésima e última vez, em busca de víveres destinados ao lanche do final da reunião.
Quando retornar, isso próximo das 18 horas, ainda teremos tempo para mais algumas poucas conversas preguiçosas, interrompidas somente, talvez, pelo alerta das 18 horas de Seu Rocha e sua pontual "Oração pela Paz Mundial", uma das poucas heranças vívidas de "Meditando Sobre A Vida".
Chega o preletor, provavelmente falaremos algumas amenidades enquanto um ou outro adepto mais adiantado vem até nós, até dar 19 horas, quando eu ou Carlos Victor anunciaremos a derradeira reunião, com a presença do genésico preletor Lício Moreira, enquanto a maioria dos atrasados se aproximam.
Após as pequenas práticas de plantão, inicia-se a palestra, isso lá por volta das 19:15, e a palestra dominical, que certamente terá muito de improviso, certamente nos brindará com mais uma última interpretação de Gênesis 2,7, para distinguirmos bem o joio do trigo em termos de espiritualidade da Imagem Verdadeira.
20 horas. Após a oração de encerramento, Carlos Victor, ou eu mesmo, chegarei ao púlpito pela última vez na qualidade de presidente. Sabem, até pensei em escrever um discurso de despedida, mas achei canastrão demais da minha parte. Chorar? Talvez sim, talvez não, isso me soa canhestro, e, afinal de contas, quem esteve na última reunião de maio de 2006 assistiu ao choro de uma adepta, que acabou não comovendo nem convencendo muita gente, a não ser os interessados.
Darei, sim, as boas-vindas ao novo presidente, e guardo uma pequena surpresa para ela, uma homenagem que comecei na semana passada. Afinal de contas, bem ou mal, ele merece o que vou dar, e que só contarei quando retornar da reunião, por volta das diez de la noche...
Terminamos a reunião. Engolirei o provável bolo, molharei o previsível biscoito no infalível guaraná, coca-cola ou coisa que o valha. Darei minha última gratidão ao meu último preletor. Arrumaremos tudo, apagamos as luzes, o mandato acabou.
Despedir-me-ei, mãos dadas com Flavia, e com a provável companhia de Carlos Victor, de Seu Rocha, desejando-lhe uma boa semana mas não mais até a próxima semana. Acabou.
Volto lá dia 19, às 19 horas, capítulo 6 da Humanidade É Isenta de Pecado na ponta da língua. Mas não mais como presidente, e sim, como um mero Líder da Iluminação. Até lá, o Anjo que ficava na minha cacunda já deve estar acostumado com as vértebras de Carlos Victor. E eu o verei mais uma vez!
Muito obrigado!

sábado, 29 de maio de 2010

Resumindo...

Muito obrigado Deus
Muito obrigado Mestre Masaharu Taniguchi.
Muito obrigado papai
Muito obrigado mamãe
Muito obrigado Flavia
Muito obrigado Seu Cléber e Dona Olga, supervisores durante meus mandatos
Muito obrigado Preletores e Líderes da Iluminação da Regional RJ-Niterói
Muito obrigado Seu Rocha
Muito obrigado Carlos Victor
Muito obrigado Maurícia
Muito obrigado a cada um dos participantes de nossas reuniões.
Muito obrigado a cada um que porventura eu tenha esquecido aqui.

Sim, eu fiz do meu jeito.

My Way

"And now the end is near
And so I face the final curtain
My friend, I'll say it clear
I'll state my case of which I'm certain

I've lived a life that's full
I traveled each and every highway
And more, much more than this
I did it my way

Regrets, I've had a few
But then again, too few to mention
I did what I had to do
And saw it through without exemption

I've planned each charted course
Each careful step along the byway
And more, much more than this
I did it my way

Yes there were times, I'm sure you knew
When I bit off more than I could chew
But through it all when there was doubt
I ate it up and spit it out
I faced it all and I stood tall
And did it my way

I've loved, I've laughed and cried
I've had my fill, my share of losing
And now as tears subside
I find it all so amusing
To think I did all that
And may I say, not in a shy way
Oh no, oh no, not me
I did it my way

For what is a man, what has he got?
If not himself, than he has naugth
To say the things he truly feels
And not the words of one who kneels
The record shows, I took the blows
And did it my way"


Tradução:

Meu Jeito

"E agora o fim está próximo
Então eu encaro o desafio final
Meu amigo, Eu vou falar claro
Eu irei expor meu caso do qual tenho certeza

Eu vivi uma vida que foi cheia
Eu viajei por cada e todas as rodovias
E mais, muito mais que isso
Eu fiz do meu jeito

Arrependimentos, eu tive alguns
Mas então, de novo, tão poucos para mencionar
Eu fiz, o que eu tinha que fazer
E eu vi tudo, sem exceção
Eu planejei cada caminho do mapa
Cada passo, cuidadosamente, no correr do atalho
Oh, mais, muito mais que isso
Eu fiz do meu jeito

Sim, teve horas, que eu tinha certeza
Quando eu mordi mais que eu podia mastigar
Mas, entretanto, quando havia dúvidas
Eu engolia e cuspia fora
Eu encarei tudo e continuei de pé
E fiz do meu jeito

Eu amei, eu ri e chorei
Tive minhas falhas, minha parte de derrotas
E agora como as lágrimas descem
Eu acho tudo tão divertido
Em pensar que eu fiz tudo
E talvez eu diga, não de uma maneira tímida
Oh não, não, não eu
Eu fiz do meu jeito

E pra que serve um homem, o que ele tem ?
Se não ele mesmo, então ele não tem nada
Para dizer as coisas que ele sente de verdade
E não as palavras de alguém que se ajoelha

Os registros mostram, eu recebi as pancadas
E fiz do meu jeito"

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Balanço de Gestão

Desde meados de 2006 estou à frente da Associação Local Jovens RJ-Niterói. Neste meio tempo, tive como fiel companheira minha augusta noiva. Convidei para ser minha vice, logo no início, Simone, que, por problemas pessoais e mudança para Cabo Frio, deixou, digamos que tacitamente, o cargo...
As reuniões se davam às sextas-feiras, na antiga presidência. Os antigos líderes queriam que a reunião fosse no sábado, mas escolhi o domingo, 19 horas. Foi meio drástico e difícil, nem todos aceitaram, por isso durante bom tempo convivi com um certo esvaziamento da AL.
Aos poucos, no entanto, a reunião foi começando a encorpar, e o melhor, com uma certa variedade de público. Explico: quando dava mais de dez pessoas na reunião, nem sempre eram as mesmas da semana anterior, variava, muito embora os jovens, em alguns dias, fossem até exceções...
Os preletores, também, não me deram muito trabalho, muito embora, confesse, era um parto fazer que eu ligasse para eles avisando da reunião. E o pior (mesmo!) era que muitas vezes os preletores se esqueciam do compromisso, ou seja, era realmente importante que eu ligasse para eles...
Começou a se formar um certo grupo que volta e meia estava nas reuniões: Maurícia, Regininha (embora esteja sumida...), Fábio (idem...), Moisés (idem...), e, ultimamente, Carlos Victor, meu sucessor. Sem falar na eterna ajuda do Seu Rocha.
Escolheu a Maurícia como vice, que ele tenha mais sorte que eu em relação à Simone, por conta da mudança dela...
Falando em mudança, com quatro anos de atraso, a reunião ficou para o sábado, 19 horas. Decisão dele, a qual respeito profundamente. E, sinceramente, se houver engajamento, vai dar liga sim.
Falo isso porque quando assumi a AL ela estava para ser fechada. Fui, por assim dizer, um mandato tampão, ninguém queria, assumi. Tive falhas como presidente, até porque meu forte não é a administração e sim a doutrina. E, em nome da doutrina que tanto admiro, é que resolvi pegar para mim esta responsabilidade, que dentro em breve não será mais minha...
E assim encerro este ciclo. Novas oportunidades estão surgindo, dentro e fora da SNI, dentro em breve casarei e assim iniciarei uma nova fase na minha vida.
Esqueci de mencionar algo? Sei lá, melhores e piores momentos? Uma mensagem final? Um conselho para Carlos Victor?
Para ele tenho apenas um único e singelo conselho: a última palavra tem de ser sempre a dele, afinal de contas, se o anjo não vai sair da minha cacunda para a dele, é sinal de que ele vai estar divinamente orientado. Por isso a última palavra tem de ser a dele. Sempre. Questão de reverência ao centro, tão prestigiada dentro da SNI. Agora ele será o Centro.
Mensagem final? Let the old blue eyes falarem no próximo post...

A Carta XIII

Olá, amigos! Começo este último fim de semana de maio um tanto quanto melancólico. Neste mês pouco escrevi (também, com o computador metade do mês na assistência técnica...), mas agora pretendo tirar um pouco o atraso...
A razão desta melancolia é minha despedida do cargo de presidente da AL. Bom, não deveria estar, afinal de contas, vou estar com os domingos mais livres etc e tal. Mas, mesmo assim, é o fim de um ciclo importante na minha vida espiritual, dentro da SNI: os quatro anos em que lá estive, que me fizeram crescer dentro da organização. Até Líder da Iluminação me tornei!
E a razão do título do post é a carta XIII do Tarot, a injustiçada carta da Morte. Injustiçada porque ela nunca simbolizou literalmente a morte e sim o recomeço de um ciclo (e, afinal de contas, o que é a morte senão um recomeço?)...
E recomeço não só neste sentido, várias coisas em mim estão recomeçando, aguardem os próximos capítulos...
Mas, antes, uma pequena retrospectiva do que foi meus quatro anos a frente da AL...

terça-feira, 18 de maio de 2010

E Viva Laura!!!

Ah sim, e como esquecer? Voltei a acessar meu computador no último domingo, 16.05, aniversário de quem, quem, quem? Além de Nílton Santos, a Enciclopédia do Futebol, dela, sim, dela mesmo, a minha amada, idolatrada, salve salve Laura Pausini!!! Minha cantora preferida, a irmã que não tive, minha conselheira nas horas mais tristes e difíceis, minha informal professora de italiano completou no último domingo 36 primaveras! E tome Lauretta nel mio MP4, com direito inclusive a escutar "16.05.74", "è un mondo che si muove ma non sa bene dove, è fatta come me, è la mia generazione"
Molti auguri per te, cara Laura!

Voltei!

Um surpreendente olá a todos! Surpreendente por ser terça-feira e por voltar depois de meio mês sem notícias, atualizações ou similares neste blog, mesmo assim, eis-me aqui de novo...
O problema? O computador que resolveu no iniciozinho do mês não acessar mais a internet. Então tome ida ao conserto... e tome eu sem postar nada, seja no twitter, seja por aqui... mas tanto faz, pelo menos tive um bom e sossegado dia das mães, duas palestras canceladas (a segunda hoje) e o que mais?... Mais nada, ao que me lembre e ao que me conste...

domingo, 2 de maio de 2010

O Fim Está Próximo!

Amigos, o fim está próximo! Não, não é o fim do mundo, e sim o fim da minha presidência na Associação Local Jovens RJ-Niterói. Hoje mesmo, começo a me arrumar para minha última cerimônia aos antepassados como presidente. Sensação estranha... como semana que vem não teremos reunião em homenagem ao dia das mães, restam-me apenas 3 reuniões, 3 estudos da Humanidade é Isenta de Pecado nos dias 16, 23 e 30, preletores Luiz Cléber, Olga e Lício, respectivamente.
É amigos, começou a contagem regressiva, faltam 4...